Casa Vale das Cruzes


Com um a área de 11.000 m² em declive, alongada entre a estrada e um riacho, havia a proposta dos Clientes para o Projeto de uma residência para fins de semana e férias, que ao longo do tempo deveria ir se transformando em residência oficial e definitiva.
A integração visual com a paisagem do Vale das Cruzes e com o exterior imediato foi elemento determinante buscado desde o início da criação.
Foi então tomada como ponto de partida para a planta baixa a figura de um quadrado que subdividido em 9 módulos viria a ser utilizado na criação dos diversos ambientes, com o módulo central como elemento de circulação vertical entre os dois pavimentos principais sobrepostos.Para atender ao objetivo de visualização e contato contínuo com a paisagem externa, o segundo pavimento foi movimentado em giro horizontal de 45º, resultando daí uma figura de oito pontas que determinou para o telhado uma figura oitavada, e cujo resultado permitiu uma visão de 180º do entorno.
Todos os ambientes teem a sua “4ª parede” em vidro voltada para a vista externa. Decks e varandas fazem a interface entre “o fora” e “o dentro”. Clarabóia de vidro com perfuração central permite que a residência tenha iluminação natural e caída das águas de chuva, que atravessando o vão central das escadas internas abasteçam um lago com plantas e peixes ornamentais. Assim foi a forma encontrada para atender a desejada integração com a bela natureza do local.